Corpos memórias e resistência

Corpos memórias e resistência

“Não queremos só sobreviver!”

No dia 25 de março de 2023, ocorreu a aula inaugural do curso de extensão intitulado “Mulheres: Corpos e Memórias Construindo Comunidades e Resistências”. O curso foi promovido pelo Movimento do Graal no Brasil em colaboração com o CEBI – Centro de Estudos Bíblicos, o CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria, com o apoio do ULF e da REDE MGD. O evento reuniu um grupo de aproximadamente 112 mulheres de todo o país, com o objetivo de iluminar as demandas das mulheres por meio de uma reflexão profunda sobre a história das lutas das mulheres que nos trouxeram os direitos que possuímos atualmente.

Além disso, o curso visa proporcionar uma perspectiva mais ampla de resistência, a fim de alcançar uma sociedade justa e igualitária em que as mulheres estejam unidas em uma ciranda e ocupem seus direitos. A aula inaugural contou com a participação de parlamentares, como a Deputada Federal Erika Kokay (DF) e a Deputada Estadual Andrea de Jesus (MG), que trouxeram discursos inspiradores.

A Deputada Andreia de Jesus (MG) destacou a luta das mulheres negras, que há séculos têm enfrentado múltiplas formas de opressão e desigualdade. Ela enfatizou a importância de se reconhecer a história dessas mulheres, bem como sua resistência e determinação em busca de igualdade e justiça.

Por sua vez, a Deputada Erika Kokay (DF) ressaltou a relevância do curso para a construção de uma sociedade em que as mulheres não precisem lutar por seus direitos, mas que já os possuem por direito. Ela reforçou a importância de se investir na formação e educação das mulheres para que possam contribuir de forma significativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ao final, Arlete Alves de Almeida, coordenadora do Centro da Mulher de O Movimento do Graal no Brasil, agradeceu a presença de todos: “Estamos muito felizes. O curso foi muito sonhado e gestado por nove meses, pelo Graal, junto com os parceiros. Tivemos uma adesão muito boa, pelas mulheres, fruto da nossa mobilização, possibilitada pelo projeto em parceria com a Misereor”.

Em resumo, a aula inaugural do curso de extensão “Mulheres: Corpos e Memórias Construindo Comunidades e Resistências” foi um evento significativo para a promoção do empoderamento feminino e da reflexão sobre as lutas históricas das mulheres. Com a participação de importantes figuras políticas e a presença de mulheres de todo o país, o evento abriu as portas para uma discussão profunda e inspiradora sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.