Centro da Mulher

Centro da Mulher

O Centro da Mulher, instalado em Belo Horizonte/MG desde 1992, é uma iniciativa de O Movimento Graal no Brasil para desenvolver ações de assessoria a grupos de mulheres organizados ou em vias de organização nas comunidades rurais e urbanas. Sua missão é ser um espaço de formação sociopolítica e de fomento de metodologias participativas para grupos populares de mulheres que atuam para o desenvolvimento local e sustentável.

História

Até 2016, o palco de atuação do Centro da Mulher foi o estado de Minas Gerais. A partir de 2017, O Movimento iniciou uma expansão das atividades do Centro da Mulher para outras Unidades da Federação. Assim, começou a construir relacionamentos com outras organizações e coletivos de mulheres no Distrito Federal e nas regiões Norte e Nordeste do país. Dessa forma, sua estratégia passou a ter uma dimensão nacional, com o interesse de favorecer a disseminação da metodologia aplicada pelo Centro da Mulher, mas que já desenvolvia iniciativas a distância em outros municípios.

A perspectiva do Graal com a manutenção do Centro da Mulher permanece sendo a de mobilizar e fortalecer a organização de mulheres em uma perspectiva feminista, para que se tornem proativas nos diversos espaços em que estão presentes, de forma a provocar a transformação das relações sociais tanto no espaço privado quanto no espaço público. A estratégia do Graal, fundamentada na concepção metodológica da Educação Popular, combina o processo educativo com as ações de incidência das mulheres sobre o Estado e a sociedade.

Esta proposta envolve também gerar iniciativas de cuidado e proteção em relação às situações de violência, a partir das próprias mulheres e das comunidades em que estão inseridas. Isso não implicará em descuidar da cobrança para que o Estado cumpra com seu papel de assegurar as condições de efetivação dos direitos humanos.

Endereço

Rua Pirapetinga, 390
Serra, Belo Horizonte – MG 
CEP 30.220-150