Audiência Pública discute violência contra mulheres em situação de rua em Brasília

Audiência Pública discute violência contra mulheres em situação de rua em Brasília

No dia 4 de fevereiro de 2023, foi realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal a Audiência Pública sobre Violência Contra Mulheres em situação de Rua. A abertura da audiência foi feita pelo Deputado Distrital Max Marciel do Psol e contou com a presença de Joana D’arc, representante do MNPR – Movimento Nacional da População de Rua. Joana destacou a falta de visibilidade das mulheres em situação de rua, que muitas vezes são esquecidas pela sociedade.

Juma Santo, ex-mulher em situação de moradora de rua desde os 10 anos de idade, também participou da mesa de abertura e compartilhou sua história de sofrimento e abuso nas ruas. A deputada Ericka Kokay, do PT, também estava presente na bancada da audiência e destacou a importância de trazer o tema à tona, já que as mulheres em situação de rua são desumanizadas e tratadas como objetos.

Cleudes Alves representou o Movimento do Graal no Brasil e falou sobre o trabalho do Graal no acompanhamento das mulheres em situação de rua em Brasília, no âmbito do projeto “Mulheres que apitam por respeito e direitos no DF”, que é apoiado pela Miseror e pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Cleudes enfatizou que o trabalho do Graal tem sido desafiador e cobrou dos parlamentares a priorização da pauta de equidade de gênero.

A audiência pública foi uma oportunidade importante para discutir a violência contra mulheres em situação de rua e buscar soluções para essa problemática. A presença de representantes de movimentos sociais e parlamentares demonstra a importância do tema e a necessidade de ações concretas para proteger as mulheres em situação de vulnerabilidade.

Confira o vídeo da Audiência Pública: https://www.youtube.com/watch?v=Gqdb7jSyh5U

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.