Mulheres que apitam por direitos

Mulheres que apitam por direitos

Mulheres que apitam por respeito, justiça e direitos, é um projeto do Movimento do Graal no Brasil, em parceria com a Misereor.

O projeto nasce em meio à conjuntura atual no Brasil, que apresenta grandes retrocessos no que diz respeito aos direitos humanos e revela a ampliação de atitudes conservadoras e comportamentos agressivos. As mulheres são as mais afetadas. Percebe-se que muitas ainda não conseguem fazer uma leitura crítica dessa realidade e, por isso, acabam por reforçar os valores dominantes, assim não se mobilizam em defesa de seus direitos e sofrem com a crescente negação desses. Sobretudo, quando se trata da violência sistêmica contra as mulheres e as meninas, que se dá nas mais diversas dimensões: física, psicológica, institucional, sexual, dentre outras.

A execução do projeto se dá em Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas e Ceará, respectivamente. Alcançando em média 10 municípios: Belo Horizonte, Contagem, Pirapora, Buritizeiro, Paracatu, Guarda Mor, Manaus, Fortaleza e no Distrito Federal em São Sebastião e em outras Regiões Administrativas.

Os principais pontos abordados no projeto são:

  • Relações sociais marcadas por patriarcado, machismo, racismo e xenofobia.
  • Mulheres que não conseguem fazer uma leitura crítica da realidade.
  • Negação de direitos das mulheres e outros segmentos.
  • Violência sistêmica contra as mulheres e as meninas.
  •  O alto índice de feminicidio.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.