Incidência Política

Incidência Política

O Brasil é uma nação com sistema democrático em construção, ainda frágil, e  vivemos em   sistemas social, econômico e político desiguais, com relações sociais marcadas por patriarcados, machismo, racismo e xenofobia. No campo da desigualdade de gênero, ainda predomina a violência sistêmica contra mulheres, meninas e a negação de direitos das mulheres é recorrente. 

Quando o sistema político é excludente e violento, o caminho para garantir os direitos é pelo fortalecimento dos movimentos sociais, seus agentes, mulheres e homens. Ou seja uma incidência política incisiva e persistente, onde um conjunto de ações, organizados pela sociedade civil, influenciam a formulação de políticas públicas efetivas, atitudes sociais ou processos políticos; direcionando a tomada de decisão do poder público, onde legisladores, parlamentares, gestores e executores se comprometam em responder a consolidação da democracia e equidade, que sintam a pressão da população por meio dos agentes sociais organizados. 

É com esse objetivo que O Movimento Graal no Brasil, o Centro da Mulher, em conjunto com os coletivos de mulheres, grupos e parcerias, vêm tecendo sua Incidência Política para a construção de um outro mundo possível para todas as  mulheres.

Estamos presentes em espaços consultivos e deliberativos como: 

Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais; 

Conselhos Municipais da Mulher; 

Comitê Regional de Prevenção de morte materna e neonatal – Norte de Minas Gerais ;

Conselho Estadual e Municipais de Assistência Social de Minas Gerais;

Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Minas Gerais;

Fórum Estadual de Economia Solidária de Minas Gerais;

Fórum Regional de Economia Solidária – Norte de Minas Gerais.