“Afagar a terra , conhecer os desejos da terra , cio da terra, a propícia estação e fecundar o chão” Cio da Terra, Chico Buarque
Hoje, 30 de junho, chegou ao fim o Encontro Nacional do Movimento do Graal no Brasil. Realizado nos últimos dois dias no Centro da Mulher em Belo Horizonte, Minas Gerais, o evento reuniu mulheres associadas ao Graal de todo o país para planejar ações e atividades para os próximos meses.
Durante o encontro, foram realizadas duas oficinas. A oficina “As Redes Sociais e as Tecnologias da Comunicação e Informação,” conduzida pelas comunicadoras populares Nivea Martins e Shirley Silva, abordou a comunicação como papel político e estratégico de compromisso em construir ações transformadoras.
A segunda oficina, “As Mulheres do Movimento e o Movimento na Política”, ministrada pela assessora política Renata Costa, discutiu a participação política das mulheres e estratégias de engajamento. “As oficinas foram excelentes, trazendo novos conhecimentos e possibilidades. A oficina de comunicação possibilitou entender a nossa responsabilidade com o repasse das informações e o impacto da influência midiática na sociedade. A oficina de captação de recursos possibilita entendermos mais os caminhos e desafios, na atualidade, para captação de recursos,” disse uma representante do grupo de associadas de Pirapora.
Além das oficinas, houve um momento de avaliação e perspectiva de projetos, seguido de um planejamento estratégico. Segundo Valéria Alves, tesoureira do Graal, “O encontro vem para fortalecer o Movimento do Graal e trazer estratégias de trabalhos e projetos futuros, para a sustentabilidade do Graal e acolher as demandas das associadas.”
Silvani Valentim, diretora presidente do Graal, acrescentou: “Este encontro é fundamental para o nosso movimento. Ele nos proporciona a oportunidade de nos reconectar, alinhar nossos objetivos e desenvolver planos concretos que atendam às necessidades de nossas associadas. A troca de experiências e conhecimentos durante esses dias é o que nos fortalece e nos impulsiona a seguir em frente.”